Dor nas costas (aguda ou crônica)
Dor nas costas é um dos problemas mais comuns relacionados à saúde. A boa notícia é que a maioria das pessoas se sente melhor em uma a duas semanas, e a maioria do restante em um a dois meses. A maioria das pessoas pode permanecer ativa enquanto apresenta dor nas costas

As pessoas que sentem dor a descrevem diferentemente, nem todas as pessoas são iguais.
-
A dor pode ser aguda, perfurante, lancinante, dolorida, em cólica ou queimação.
-
Movimento, ficar em pé, curvar-se, levantar peso, sentar ou caminhar pode piorar a dor.
-
Pode ser limitada a um ponto ou área ou pode ser mais generalizada.
-
Ela pode se espalhar para cima, para a frente ou descer pelos braços ou pernas (ciático).
-
Ela pode causar espasmo muscular.
Na maioria das vezes, problemas mecânicos com os músculos ou a coluna causam a dor. Problemas mecânicos são geralmente causados por uma lesão nos músculos ou ligamentos. Uma doença pode causar dor nas costas, mas geralmente não é causada por uma doença grave. Os problemas mecânicos incluem:
-
Atividade física, como esportes, exercício físico, trabalho ou atividade normal
-
Excesso de esforço, levantamento de peso, empurrar ou puxar incorretamente ou muito agressivamente
-
Torção, flexão ou alongamento repentinos em um acidente ou movimento acidental
-
Má postura
-
Alongamento ou movimento errado, sem notar dor no momento
-
Má coordenação, falta de exercício físico regular (verifique com o seu profissional de saúde)
-
Doença do disco espinhal ou artrite
-
Estresse
A dor também pode estar relacionada à gestação ou a uma doença, como apendicite, infecções da bexiga ou dos rins, cálculos renais e infecções da pelve.
A dor aguda nas costas geralmente melhora em uma a duas semanas. A dor nas costas relacionada a doença de disco, artrite nas articulações espinhais ou estreitamento do canal espinhal (estenose espinhal) pode se tornar crônica e durar meses ou anos.
A menos que você tenha sofrido uma lesão física, tal como um acidente de carro ou queda, geralmente não são necessárias radiografias na primeira avaliação da dor nas costas. Caso a dor continue e não responda ao tratamento médico, você pode precisar de radiografias e outros exames.
Cuidados em casa
Tente este conselho de cuidados em casa:
-
Quando estiver na cama, tente encontrar uma posição confortável. Um colchão firme é o melhor. Tente deitar-se de costas com travesseiros sob os joelhos. Você também pode tentar se deitar de lado com os joelhos dobrados em direção ao peito e um travesseiro entre os joelhos.
-
No início, não tente alongar as áreas doloridas. Caso haja uma tensão, não é como a dor boa depois de se exercitar sem lesão. Nesse caso, o alongamento pode fazer com que piore.
-
Não fique sentado por longos períodos, como em uma longa viagem de carro ou durante outras viagens. Isso coloca mais estresse na parte inferior costas do que ficar em pé ou caminhar.
-
Durante as primeiras 24 a 72 horas após uma lesão aguda ou crise de dor crônica nas costas, aplique uma bolsa de gelo na área dolorida por 20 minutos e depois remova por 20 minutos. Faça isso por um período de 60 a 90 minutos ou várias vezes ao dia. Isso reduzirá o inchaço e a dor. Envolva a bolsa de gelo com uma toalha fina ou plástico para proteger a pele.
-
Você pode começar com gelo, depois trocar para calor. O calor (banho quente de chuveiro ou banheira ou compressa quente) reduz a dor e funciona bem para espasmos musculares. Calor pode ser aplicado na área dolorida por 20 minutos, depois o remova por 20 minutos. Faça isso por um período de 60 a 90 minutos ou várias vezes por dia. Não durma com uma bolsa térmica. Pode levar a queimaduras na pele ou lesão tecidual.
-
Você pode alternar entre as terapias com gelo e com calor. Converse com o seu profissional de saúde sobre o melhor tratamento para a sua dor nas costas.
-
Massagem terapêutica pode ajudar a relaxar os músculos das costas sem alongá-los.
-
Fique ciente de métodos seguros de levantamento de peso. Não levante nada sem antes se alongar.
-
Caso a sua dor não seja intensa e o profissional de saúde concordar, mantenha as suas atividades normais, conforme tolerado
-
Caso os seus sintomas sejam graves e o seu médico recomende um período de repouso, tente retornar às atividades normais assim que for aprovado.
Medicamentos
Converse com o seu profissional de saúde antes de usar medicamentos, especialmente se você tiver outros problemas médicos ou estiver tomando outros medicamentos.
-
Você pode usar um medicamento de venda livre, conforme indicado na bula, para controlar a dor, a menos que outro analgésico tenha sido prescrito. Converse com o seu profissional de saúde antes usar esses medicamentos se você apresentar quadros clínicos crônicos, como diabetes, doença hepática ou renal, úlceras gástricas ou sangramento do sistema digestivo. Converse também com o seu profissional de saúde se você tomar anticoagulantes. Seu farmacêutico é uma excelente pessoa para fazer perguntas sobre interações medicamentosas, com e sem receita médica.
-
Tenha cuidado se receber medicamentos controlados, narcóticos ou medicamentos para espasmos musculares. Eles pode causar sonolência, afetar a sua coordenação, reflexos e julgamento. Não dirija ou opere máquinas pesadas.
Acompanhamento
Faça o acompanhamento com o seu profissional de saúde, ou conforme recomendado.
Caso tenham sido tiradas radiografias, você será informado sobre quaisquer novos achados que possam afetar os seus cuidados.
Ligue para 911
Ligue para 911 se qualquer um dos seguintes ocorrer:
-
Dificuldade para respirar
-
Confusão
-
Muita sonolência ou dificuldade para acordar
-
Desmaio ou perda de consciência
-
Frequência cardíaca rápida ou muito lenta
-
Perda de controle do intestino ou da bexiga
Quando procurar orientação médica
Ligue para seu profissional de saúde imediatamente se ocorrer algum destes:
-
Piora da dor ou se espalhar para as suas pernas
-
Alterações no controle do intestino ou da bexiga
-
Febre
-
Sangue na urina
-
Fraqueza ou dormência em 1 ou ambas as pernas
-
Dormência na virilha ou área genital