Identificando as causas do estresse
Coisas que causam estresse são chamadas de estressores. Eles podem ser eventos cotidianos, grandes mudanças de vida ou um misto de coisas. Eles podem ser eventos felizes ou tristes. Conhecer seus estressores ajudará você a encontrar formas de lidar com seu estresse.
Pequenos aborrecimentos
O dia a dia é cheio de pequenos aborrecimentos. Leite derramado, chaves perdidas, chamadas telefônicas não atendidas. Raramente são eventos de grande importância. Porém, o estresse que causam pode acumular-se com o tempo. Os pequenos aborrecimentos também parecem piores se você já estiver estressado há tempos.
Grandes mudanças
Mudança de casa, divórcio ou perda de um ente querido são grandes mudanças. Elas exigem que você se adapte a um novo estilo de vida. Você pode temer um futuro desconhecido ou se preocupar se será capaz de lidar com ele. Até mesmo eventos positivos, como casar-se ou ter um filho, podem causar grandes estresses.
Sobrecarga de estresse
Ser empurrado em muitas direções pode ser exaustivo, principalmente ao tentar equilibrar trabalho e família. Trabalhar até tarde, levar os filhos ao futebol, pagar contas e fazer as compras pode parecer demais. Por um período, a vida pode parecer totalmente fora de controle.
Sensação de impotência

A sensação de impotência pode ser um sinal de estresse crônico. Talvez você sinta que perdeu o controle da sua vida. Mesmo um desastre em outro país relatado no jornal pode parecer parte dos seus problemas pessoais. Com o tempo, essa sensação pode levar à depressão. Se sentir-se triste por muitas semanas, converse com o seu médico ou terapeuta. A depressão é uma doença tão grave quanto o diabetes. Não é algo que você possa curar espontaneamente. Ela pode ser tratada com medicamentos e terapia com um profissional.
Online Medical Reviewer:
L Renee Watson MSN RN
Online Medical Reviewer:
Marianne Fraser MSN RN
Online Medical Reviewer:
Paul Ballas MD
Date Last Reviewed:
3/1/2022
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. Todos os direitos reservados. Estas informações não pretendem substituir cuidados médicos profissionais. Siga sempre as instruções do seu profissional da área de saúde.